T&D – Tempo e Dinheiro

Procura

Entrar

Granizo Branqueia paisagem no interior de SP

(METSUL) – Fortes tempestades de granizo atingiram o Leste do estado de São Paulo entre o fim da tarde e o começo da noite de hoje (9). A região mais afetada pelos temporais foi a de Campinas, onde em alguns pontos as nuvens carregadas trouxeram grande quantidade de granizo a ponto de ter havido acúmulo. O temporal na região de Campinas se segue a um longo período de tempo seco. Conforme os meios de comunicação da cidade paulista, a chuva teve início no distrito de Barão Geraldo e depois acabou se espalhando pela cidade.

Não apenas Campinas sofreu com o granizo em pleno agosto no fim da tarde desta quarta-feira. Outras cidades da região também tiveram temporais ao entardecer e o início da noite, o que fez com que escurecesse mais cedo. As cidades paulistas de Santa Bárbara d’Oeste, Limeira, Sumaré e Hortolândia também registraram chuvas, ventos fortes e granizo. Na Rodovia dos Bandeirantes (SP-348), na altura de Limeira, houve chuva volumosa e queda de granizo. Caiu granizo ainda em Artur Nogueira.

De acordo com a Defesa Civil, não há relatos de danos até o momento, embora o granizo em alguns pontos tenha caído em enorme quantidade a ponto de o gelo acumular, dando aspecto de uma paisagem nevada.

Por que os temporais de granizo? A explicação para o tempo severo está mais ao Sul, nos estados do Sul do Brasil. Um vórtice ciclônico, um centro de baixa pressão, atuava no fim da tarde com chuva nos três estados do Sul. Houve granizo também no Paraná. O centro do sistema estava entre o Leste do Rio Grande do Sul e o Sul de Santa Catarina e era possível observar com clareza nas imagens de satélite o vórtice em forma de espiral girando no sentido horário do centro de baixa pressão.

A umidade associada ao centro de baixa pressão chegou ao Sul e o Leste paulista nesta quarta e trouxe chuva para várias cidades, inclusive para a cidade de São Paulo. A circulação de umidade do vórtice ciclônico ao interagir com o ar quente que estava no estado de São Paulo gerou as nuvens carregadas no fim da tarde, como em um temporal de verão pela convecção. A temperatura na tarde de hoje passou dos 30ºC no Centro, Oeste e o Norte paulista. Fez 33,8ºC em Valparaíso. Nesta quinta, a circulação de umidade se afasta e o ar quente toma conta de grande parte do estado paulista com calor. A cidade de São Paulo deve ter máximas perto dos 30ºC.

 

 

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site protegido contra cópia de conteúdo

Assine e descubra as notícias em primeira mão

O Tempo & Dinheiro tem o melhor custo benefício para você

AO VIVO: Acompanhe as principais notícias do dia na Record News

PRÓS E CONTRAS - 03/05/2023

JORNAL DA MANHÃ - 18/05/2023

VTV SBT - Ao vivo 24h