T&D – Tempo e Dinheiro

Procura

Entrar

Procura

Ibovespa sobe com Petrobras e Vale e marca novo avanço em julho

Compartilhe:

(INVESTING) – O Ibovespa fechou em alta de mais de 1% nesta segunda-feira, impulsionado pelas fortes altas de Petrobras e Vale, enquanto investidores mantinham o foco na decisão de juros do Banco Central na quarta-feira

A Petrobras disparou após sua nova política de dividendos ser bem recebida pelo mercado, e Vale subiu depois que novas medidas de estímulo econômico na China ajudaram a elevar os preços do minério de ferro. Na ponta oposta, Weg foi a maior contribuição negativa.

Os principais índices acionários em Wall Street fecharam levemente no azul.

O Ibovespa fechou em alta de 1,46%, a 121.942,98 pontos. Na máxima o índice foi a 122.148,81 pontos, enquanto, na mínima, ficou em 120.187,87 pontos. O volume financeiro somou 21,9 bilhões de reais.

Em julho, o índice acumulou alta de 3,27%, também segundo dados preliminares, o quarto mês consecutivo de ganhos.

“No final da semana passada, tivemos Petrobras e Vale pesando bastante, hoje a gente tem o movimento contrário, Petrobras e Vale puxam para cima”, disse Ilan Arbetman, analista da Ativa Investimentos.

Agentes financeiros também seguiam de olho no Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, que se reunirá na terça e quarta-feira para definir potenciais alterações na taxa básica de juros do país.

“A gente vê um mercado bem dividido”, afirmou Arbetman, referindo-se à divergência entre estimativas de cortes de 0,25 ponto ou 0,50 ponto na taxa. A Ativa espera redução em 0,25 ponto, segundo ele.

Dos economistas consultados pela Reuters, 36 de 46 também esperam um corte mínimo na Selic, que atualmente está em 13,75% ao ano, expectativa reiterada pela pesquisa Focus, realizada pelo Banco Central com economistas de mercado.

No entanto, a curva de juros a termo precificava, próximo ao final do pregão, uma chance de 59% de corte de 0,5 ponto, contra 41% de probabilidade de diminuição em 0,25 ponto.

Em Wall Street, os principais índices acionários fecharam praticamente estáveis, com investidores de olho em balanços de empresas como Apple (NASDAQ:AAPL) e Amazon.com (NASDAQ:AMZN) nesta semana, e diante de expectativas mais positivas quanto à economia norte-americana.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site protegido contra cópia de conteúdo

Assine e descubra as notícias em primeira mão

O Tempo & Dinheiro tem o melhor custo benefício para você

AO VIVO: Acompanhe as principais notícias do dia na Record News

PRÓS E CONTRAS - 03/05/2023

JORNAL DA MANHÃ - 18/05/2023

VTV SBT - Ao vivo 24h