A abertura do mercado indiano para a soja brasileira é uma tendência de longo prazo que traz esperança para o produtor brasileiro. Quando um mercado é aberto, ele começa pequeno e vai se consolidando. É importante assistir com carinho, atenção e esperança a essa notícia. A demanda pela soja é muito importante e o Brasil tem uma vocação para produzir soja com eficiência.
O óleo de soja será competitivo no longo prazo e estamos vendo os primeiros passos disso hoje, o que é muito encorajador. É uma boa notícia para o produtor brasileiro, que estava aterrorizado por depender apenas da China como comprador. A entrada da Índia pelo óleo nos dá expectativa de exportar grãos para a Índia.
O Brasil domina o mercado de exportação e os Estados Unidos estão olhando para dentro do país porque não conseguem competir tão bem quanto o Brasil no mercado internacional. Os ganhos em Chicago geralmente acontecem quando o produto norte-americano é competitivo e os Estados Unidos exportam bastante. No entanto, o Brasil tem vantagem na exportação e continuará tendo essa vantagem. O maior incentivo para abrir novos mercados de exportação é do Brasil e o maior vencedor é o Brasil nessa história.
Veja os comentários de Aaron Edwards no vídeo abaixo: