T&D – Tempo e Dinheiro

Procura

Entrar

Procura

Janja pode ser convocada na CPMI do 8 de Janeiro

Compartilhe:

O deputado André Fernandes (PL-CE) protocolou um requerimento para convocar a primeira-dama, Janja da Silva, para prestar depoimento à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro.

O deputado justifica a convocação em razão da possível interferência de Janja nas decisões do presidente Lula em 8 de janeiro. A participação dela consta do livro Janja — A Militante que se Tornou Primeira-Dama, de Ciça Guedes e Murilo Fiuza de Melo, lançado em maio.

Segundo a obra, ao lado de Lula, a primeira-dama presenciou o telefonema entre o presidente e o ministro da Defesa, José Múcio, que cogitou utilizar o dispositivo constitucional de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) na contenção dos atos em Brasília. Janja reagiu negativamente, afirmando: “GLO é golpe”, conforme declaração que consta na obra. E Lula decidiu decretar intervenção na segurança do Distrito Federal.

“A supracitada notícia narra que a depoente interferiu e orientou na tomada de decisões do presidente da república e do ministro da Defesa enquanto aconteciam os fatos do dia 8 de janeiro”, afirmou o parlamentar no pedido à CPMI, referindo-se à reportagem da Folha de S.Paulo sobre o livro.

O requerimento de Fernandes à CPMI do 8 de Janeiro, protocolado no último dia 19, não é um convite, mas uma convocação, a qual não pode ser recusada pela testemunha. Entretanto, a possibilidade de aprovação é baixa, já que a CPMI tem rejeitado a maioria dos requerimentos de deputados da oposição.

André Fernandes CPMI 8 de janeiro
Deputado federal André Fernandes (PL-CE), autor do requerimento para convocar Janja | Foto: Reprodução/Twitter
Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site protegido contra cópia de conteúdo

Assine e descubra as notícias em primeira mão

O Tempo & Dinheiro tem o melhor custo benefício para você

AO VIVO: Acompanhe as principais notícias do dia na Record News

PRÓS E CONTRAS - 03/05/2023

JORNAL DA MANHÃ - 18/05/2023

VTV SBT - Ao vivo 24h