T&D – Tempo e Dinheiro

Procura

Entrar

Procura

Kremlin diz que ainda não há decisão final sobre acordo de grãos no Mar Negro

Compartilhe:

(REUTERS) – A Rússia disse nesta quarta-feira que não tomou uma decisão final sobre a extensão do acordo de grãos do Mar Negro, que expira em 17 de julho.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse a repórteres que nenhuma decisão oficial foi anunciada ainda sobre a renovação do acordo, que permite a exportação segura de grãos da Ucrânia.

“Ainda não anunciamos oficialmente a decisão, vamos anunciá-la oportunamente”, disse Peskov.

A Rússia sempre disse que não vê motivos para renovar o acordo depois de 17 de julho por causa dos obstáculos às suas próprias exportações de grãos e fertilizantes. Mas Peskov disse que ainda há tempo para o Ocidente abordar essas questões.

“Ainda há tempo para cumprir aquela parte dos acordos que diz respeito ao nosso país. Até agora, esta parte não foi concluída e, portanto, neste momento, infelizmente, não há motivos particulares para estender este acordo”, disse ele.

Sob o acordo, a Rússia garantiu a segurança dos navios de grãos que se dirigem para os portos ucranianos e partem deles através das águas que controla.

Quando foi assinado em julho de 2022, as Nações Unidas e a Rússia também assinaram um memorando de entendimentos comprometendo a ONU a facilitar o acesso irrestrito de fertilizantes russos e outros produtos aos mercados globais.

Para cumprir o memorando, a Rússia diz que várias condições devem ser atendidas, incluindo a readmissão do Banco Agrícola Russo (Rosselkhozbank) ao sistema internacional de pagamentos bancários belga, SWIFT.

O Financial Times noticiou na segunda-feira que a União Europeia estava considerando uma proposta para o Banco Agrícola Russo criar uma subsidiária para se reconectar à rede financeira global, como um incentivo para Moscou estender o acordo.

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, rejeitou a ideia na terça-feira, dizendo que não havia substituto para restaurar o acesso total do Rosselkhozbank ao SWIFT.

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site protegido contra cópia de conteúdo

Assine e descubra as notícias em primeira mão

O Tempo & Dinheiro tem o melhor custo benefício para você

AO VIVO: Acompanhe as principais notícias do dia na Record News

PRÓS E CONTRAS - 03/05/2023

JORNAL DA MANHÃ - 18/05/2023

VTV SBT - Ao vivo 24h