T&D – Tempo e Dinheiro

Procura

Entrar

Procura

Lula decide ir à abertura do Foro de São Paulo na quinta-feira (29)

Compartilhe:
Primeira edição do Foro de São Paulo, 1990 Foto: Folha

Decisão carrega grande custo político, já que a direita brasileira critica muito o evento; aliados justificam que o petista é um dos fundadores do grupo, que reúne partidos de esquerda da América Latina e Caribe

(CNN Brasil) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu ir à abertura do Foro de São Paulo – uma reunião de partidos e organizações de esquerda – que acontece na quinta-feira (29) em Brasília.

A decisão de Lula carrega um grande custo político, já que a direita brasileira critica muito o evento. Segundo a percepção dos partidos de direita, o Foro de São Paulo reúne movimentos que fazem apologia a ditaduras de esquerda.

Dentro do Planalto, aliados de Lula avaliam de modo diferente a decisão do presidente. O petista é um dos fundadores do Foro e, para ele, se trata de comparecer a uma reunião de partidos de correntes democráticas da esquerda. A proximidade ao Foro de São Paulo não é consenso nem mesmo dentro do PT, há correntes mais próximas e menos próximas do evento.

Foro de São Paulo

O evento de 2023 é o primeiro encontro presencial do Foro após a pandemia de Covid-19 e ocorrerá em Brasília entre quinta-feira (29) e domingo (2). O 26º encontro do Foro de São Paulo terá como lema a “Integração Regional Para Avançar a Soberania Latino-americana e Caribenha”.

A primeira reunião do grupo aconteceu em julho de 1990, após a derrubada do Muro de Berlim, para discutir o posicionamento da esquerda no mundo. Se reuniram 48 partidos e organizações de esquerda de diversos países na cidade de São Paulo.

Deste encontro surgiu a Declaração de São Paulo, documento que expressa os princípios e objetivos dos participantes.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site protegido contra cópia de conteúdo

Assine e descubra as notícias em primeira mão

O Tempo & Dinheiro tem o melhor custo benefício para você

AO VIVO: Acompanhe as principais notícias do dia na Record News

PRÓS E CONTRAS - 03/05/2023

JORNAL DA MANHÃ - 18/05/2023

VTV SBT - Ao vivo 24h