Chuvas se concentram na faixa norte do Brasil diz Mamedes Luiz Melo – Meteorologista do Inmet
Temperaturas voltam a subir no Centro-Sul do Brasil neste final semana, confirma Climatempo
Depois de dez dias com amanhecer gelado, o Centro-Sul do Brasil vai sentir o aumento das temperaturas neste final de semana. Segundo as previsões mais recentes da Climatempo, a intensa massa de ar seco e de origem polar, ainda atuando no Brasil, vai começar a perder força já na próxima madrugada.
Apesar de não trazer risco para áreas de produção agrícola, o frio chamou atenção e derrubou as temperaturas em todo Centro-Sul do Brasil. A atuação de um ciclone extratropical entre a costa Sul e Sudeste favoreceu o declínio nas temperaturas.
“Mas este ciclone se afasta de vez para alto mar nesta sexta-feira. Isto vai permitir que o ar frio mais intenso escoe do continente para o mar. A diminuição do ar frio vai facilitar a elevação da temperatura no centro-sul do Brasil no período noturno e as madrugadas vão ficar menos frias no Sul, no Sudeste e no Centro-Oeste”, afirma a Climatempo.
Segundo a previsão de temperatura do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), amanhã as mínimas estão previstas entre 18ºC e 22ºC no Centro-Sul do Brasil. “O frio perde intensidade a partir deste fim de semana no Paraná. No sábado ainda amanhece com temperatura mais baixa, mas com formação de nevoeiros”, complementa a previsão do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná.
Veja o mapa de previsão de temperatura nos próximos dias:
Apesar das mudanças nas temperaturas, as condições de tempo seco devem persistir em toda área. O Inmet, inclusive, emitiu alerta amarelo para baixa umidade relativa do ar válido em Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, áreas da Bahia, Tocantins e Mato Grosso.
“Umidade relativa do ar variando entre 30% e 20%. Baixo risco de incêndios florestais e à saúde”, afirma a publicação na página. A semana foi marcada por baixa umidade em todas essas áreas.
Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: