T&D – Tempo e Dinheiro

Procura

Entrar

Procura

Massa de ar quente via tomar conta do Brasil de Norte a Sul

Compartilhe:

(METSUL) – Uma grande massa de ar quente vai tomar conta do Brasil de Norte a Sul na metade desta semana com temperatura elevada em todas as regiões do Brasil e marcas nos termômetros muito acima da média principalmente na Região Sul, onde nesta época do ano a temperatura costuma ser mais baixa.

O ar frio que ainda cobre a Região Sul e favoreceu madrugadas de temperatura abaixa de zero e geada ontem e hoje vai começar a dar lugar ao ar quente rapidamente entre esta terça-feira e a quarta com forte aquecimento, especialmente no Oeste da região e no estado gaúcho. As temperaturas máximas nesta terça na Fronteira Oeste e no Noroeste do Rio Grande do Sul atingem 28ºC a 30ºC. Em Porto Alegre, a máxima deve ser 5ºC mais alta do que hoje com 26ºC. Na Grande Porto Alegre e vales, 27ºC a 28ºC nesta tarde de terça-feira.

Calor mais intenso no Rio Grande do Sul e no restante do Sul do Brasil é esperado na quarta e na quinta-feira. O Noroeste gaúcho passará de 30ºC nos dois dias com máximas de até 33ºC ou 34ºC. Os vales podem ter 32ºC a 34ºC na quinta-feira com condição pré-frontal e Porto Alegre passará dos 30ºC na quinta com chance de 31ºC a 32ºC na capital gaúcha.

Em São Paulo, a temperatura sobe muito também a partir da metade desta semana. Na capital paulista, esta terça ainda tem temperatura agradável com máxima ao redor de 24ºC e ainda com maior presença de nuvens, mas a partir de quarta ingressa ar mais seco e quente com sol e forte elevação da temperatura. As máximas na cidade de São Paulo atingem 27ºC a 28ºC na quarta, 28ºC a 29ºC na quinta e ao redor dos 30ºC na sexta-feira. No interior do estado paulista, a temperatura segue elevada com máximas acima dos 30ºC nos próximos dias no Oeste, Noroeste e Norte.

Na sexta, o calor intenso será mais generalizado no estado de São Paulo e algumas áreas do Oeste e do Norte perto do Mato Grosso do Sul e do Triângulo Mineiro podem ter máximas de até 37ºC. As maiores máximas no Brasil nesta segunda ocorreram no Norte e no Nordeste com até 38ºC no Ceará e Tocantins, entretanto nos próximos dias voltarão a ocorrer no Centro-Oeste. Campo Grande, que hoje anotou 26ºC, terá 32ºC a 33ºC na segunda metade da semana. Cuaibá, que nesta segunda atingiu 33ºC, já vai a 37ºC ou 38ºC nesta terça e anotará marcas de 37ºC a 39ºC até sexta.

Uma frente fria, associada a um ciclone extratropical, deve romper a massa de ar quente no Sul do Brasil na sexta-feira e depois aliviará brevemente o calor em parte do Centro-Oeste e do Sudeste do país durante o próximo fim de semana. Mesmo assim, muitas áreas das duas regiões do Centro brasileiro seguirão quentes e com tardes de calor.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site protegido contra cópia de conteúdo

Assine e descubra as notícias em primeira mão

O Tempo & Dinheiro tem o melhor custo benefício para você

AO VIVO: Acompanhe as principais notícias do dia na Record News

PRÓS E CONTRAS - 03/05/2023

JORNAL DA MANHÃ - 18/05/2023

VTV SBT - Ao vivo 24h