T&D – Tempo e Dinheiro

Procura

Entrar

Procura

Massa de ar seco predomina sobre quase todo o Brasil; condição de geadas para as regiões do Sul e Sul de Minas

Compartilhe:
Chuvas devem voltar ao Sul do país na última semana de maio

Por Mamedes Luiz Melo – Meteorologista do Inmet

Chuvas ficam restritas ao Norte do Brasil e devem beneficiar safra de soja em Roraima

Inmet emite alerta laranja para baixa umidade relativa do ar em áreas do Centro-Sul do país

Logotipo Notícias Agrícolas

Enquanto boa parte do Brasil vai permanecer com tempo muito seco e temperaturas mais amenas, as chuvas no Norte do país vão favorecer o desenvolvimento da safra em Roraima.

Segundo atualização divulgada na manhã desta segunda-feira (15) pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), nos próximos 15 dias são previstas chuvas sem pausa no estado.

No período entre 15 e 23 de maio, o modelo norte-americano prevê acumulados entre 100mm e 125mm em em todas regiões de Roraima. A NOAA prevê ainda que enquanto a massa de ar seco vai ganhando força também na região central do Brasil, deve continuar chovendo no estado, com acumulados de até 150mm.

“Áreas de instabilidade ainda influenciam a maioria das áreas da Região Norte do Brasil. Uma massa de ar seco predomina sobre Rondônia e no sul do Acre deixando o tempo firme, com muito sol. Pancadas de chuva ocorrem na região de Porto Velho e nas demais áreas do Acre. Sol e tempo firme também no sul do Tocantins”, complementa a previsão da Climatempo.

Safra

De acordo com dados da Aprosoja-Roraima, o plantio da atual safra de soja avança sem grandes problemas no estado. Os trabalhos tiveram início no final do mês passado. Até a semana passada, a semeadura estava em aproximadamente 35% no estado.

Este ano houve uma ampliação das áreas destinadas ao cultivo da oleaginosa, na casa dos 20%, passando de 102 mil hectares no ano passado para cerca de 123 mil hectares na temporada atual.

Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil:  

NOAA_150523
Fonte: NOAA 

Nas demais regiões produtoras do país, o ar frio deve manter as temperaturas mais baixas neste início de semana. Segundo a Climatempo, até a próxima quarta-feira (17), as temperaturas mais baixas serão observadas durante a noite e primeiras horas da manhã no Sul e Sudeste do Brasil.

Com o tempo muito seco, a tendência também é de baixa umidade relativa do ar. O Instituto Nacional de Metereologia (Inmet), inclusive emitiu alertas entre amarelo e laranja para baixa umidade. As condições mais críticas são previstas para áreas do Paraná e no sul de Minas Gerais, onde a umidade deve ficar entre 20% e 12%. Os alertas são válidos até as 18h desta segunda (15).

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas:   

GIF 15-05-2023 11-04-38
Fonte: Inmet 
Por:   Virgínia Alves;  Fonte: Notícias Agrícolas
Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site protegido contra cópia de conteúdo

Assine e descubra as notícias em primeira mão

O Tempo & Dinheiro tem o melhor custo benefício para você

AO VIVO: Acompanhe as principais notícias do dia na Record News

PRÓS E CONTRAS - 03/05/2023

JORNAL DA MANHÃ - 18/05/2023

VTV SBT - Ao vivo 24h