Mercado segue firme e sem mudança de tendência até aqui, preços estabilizados nas praças e poucos negócios relatados.
Falamos ontem sobre uma opção de defesa, que é o mercado de opções, não é a melhor para proteção de 100%, porém, é a mais barata.
Outra opção de defesa são os contratos futuros, cada contrato de café na B3 equivale a 100 sacas de café, imagine que você vendeu seu café, mas tem medo que ele continue a subir, neste caso você pode cogitar comprar um ou mais contratos futuros num momento favorável de oscilação dos preços e continuar participando da alta, mesmo sem café, do contrário, você não vendeu seu café e tem medo dele começar a cair, pode vender um ou mais contratos e se proteger contra a queda mesmo ainda tendo o café estocado.
É um excelente instrumento de defesa desde que saiba ser usado de forma consciente pois, caso o mercado vá contra você, uma margem por contrato será necessária para “segurar” as oscilações diárias do ativo e está margem vai depender da quantidade de sacas que você quiser proteger ou, porque não, especular. Mas lembre-se, isto não é mercado a termo, ou seja, você não vende nada que ainda não colheu!
Amanhã, vamos falar sobre outro instrumento bastante eficaz, as NDF’s.