T&D – Tempo e Dinheiro

Procura

Entrar

Procura

Mesmo após final de motim, aviões ligados ao Grupo Wagner seguem em operação

Compartilhe:
Chefe do grupo Wagner, Yevgeny Prigozhin Foto: Reuters

Paradeiro das aeronaves permanece desconhecido, assim como a localização do líder mercenário Yevgeny Prigozhin 

(CNN) – O paradeiro exato do líder do Grupo Wagner, Yevgeny Prigozhin, permanece incerto, mas dois aviões ligados a ele continuam a viajar pela Rússia e Belarus.

Prigozhin não foi visto em nenhum vídeo ou foto desde que deixou o quartel-general russo de Rostov-on-Don na noite de sábado.

Na terça-feira, os dois aviões foram capturados em uma imagem de satélite BlackSky na pista da base aérea de Machulishchy, nos arredores da capital bielorrussa de Minsk. Nesse mesmo dia, o presidente bielorrusso Alexander Lukashenko afirmou que Prigozhin estava “em Belarus”.

Os dados de rastreamento de voo do FlightRadar24 indicam que os aviões deixaram a base aérea às 22h45 (hora local) de terça-feira. Um avião – RA-02795 (um Embraer Legacy) – viajou para o Aeroporto Internacional Sheremetyevo de Moscou, o outro – RA-02878 (um Bae-125) – para o aeroporto internacional Pulkovo de São Petersburgo.

O RA-02795 passou pouco mais de duas horas em Moscou antes de decolar para São Petersburgo às 2h da quarta-feira.

Ambos os aviões ficaram em São Petersburgo por cerca de nove horas na quarta-feira, antes de o RA-02878 partir para o Aeroporto Internacional Zhukovsky, em Moscou.

CNN havia relatado anteriormente que autoridades de inteligência dos EUA e da Europa estavam rastreando os movimentos dos aviões, mas não poderia dizer com certeza na quinta-feira se Prigozhin estava a bordo.

“Ele usa isso como uma tática de dissimulação”, disse um funcionário dos EUA à CNN sobre porque o paradeiro exato de Yevgeny Prigozhin é difícil de rastrear por avião.

 

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site protegido contra cópia de conteúdo

Assine e descubra as notícias em primeira mão

O Tempo & Dinheiro tem o melhor custo benefício para você

AO VIVO: Acompanhe as principais notícias do dia na Record News

PRÓS E CONTRAS - 03/05/2023

JORNAL DA MANHÃ - 18/05/2023

VTV SBT - Ao vivo 24h