Vlamir Brandallize, analista do Tempo & Dinheiro, comentou recentemente sobre o preço do milho. Segundo ele, a safra americana está se definindo e já há notícias de milho bom nos Estados Unidos. Isso pesa no mercado e acabou liquidando também o milho, que teve mais de um por cento de queda. O fator milho é que ele perdeu o suporte das posições curtas e médias e estava trabalhando na casa dos cinco dólares. Agora está caindo e trabalhando abaixo desse valor.
Esse fator pesa no milho e também na B3, que está olhando Chicago em queda e dólar em queda. Por isso, a B3 também está recuando mais de um por cento hoje, basicamente em cima desses dois fatores. A influência do corredor do Mar Negro é pouca, pois mesmo que os ucranianos tenham uma condição de colheita e exportação, eles já exportaram trinta e poucas milhões de toneladas em anos bons e esse ano inteiro no máximo vão exportar umas dez milhões. Isso é muito pouco e vai ter muitos problemas nesse corredor de exportação para trigo e milho.
Vai ser complicado porque quem vai colocar um navio ali vai querer um frete mais caro e as empresas seguradoras vão colocar o seguro mais caro da carga. Não é tão simples como só chegar, abrir um corredor e colocar os navios para transportar montanhas de grãos, principalmente trigo. Mas o fator safra americana e as avaliações de campo estão pesando e refletindo no mercado hoje, que é um dia de liquidação.
Veja o comentário completo de Vlamir Brandalizze no Minuto do Milho: