T&D – Tempo e Dinheiro

Procura

Entrar

Procura

Nicarágua expulsa frade italiano que vivia há 53 anos no país

Compartilhe:

(GAZETA DO POVO) – Em mais uma investida contra os católicos nicaraguenses, a ditadura de Daniel Ortega cancelou o visto de residência do frade italiano Domingo Pepe, que vivia na Nicarágua há 53 anos.

O frade foi obrigado a deixar o país nesta quarta-feira (26). Ele vivia na Nicarágua desde 1970, quando chegou ao município de Matiguás, localizado no departamento de Matagalpa, para ser pároco.

A informação foi confirmada por fiéis católicos ao site Mosaico CSI. Não foi informada justificativa para a expulsão.

“Já tinham retirado a sua residência e deram-lhe um tempo para sair, e ontem ele saiu de Río Blanco [município de Matagalpa]”, disse uma fonte.

O frade Domingo Pepe serviu como pároco na Paróquia de Nossa Senhora do Carmo, cujo templo ajudou a construir com as próprias mãos. Pepe também foi responsável pela construção da capela de São Francisco de Assis, localizada em Río Blanco, em 1989.

A capela foi transformada em paróquia em outubro de 2018 pelo bispo da Diocese de Matagalpa, dom Rolando José Álvarez Lagos, que atualmente está preso pelo regime de Ortega, acusado de traição à pátria.

Na época em que constituíram a Paróquia São Francisco de Assis, Álvarez disse ao frade que ele era a “memória histórica encarnada da diocese”.

Pepe se tornou mais uma vítima da perseguição que a ditadura de Daniel Ortega vem promovendo contra membros da Igreja Católica. Desde 2018, o regime sandinista já expulsou do país cerca de 60 religiosos. Atualmente, a ditadura segue impedindo procissões e invadindo igrejas espalhadas pelo país.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site protegido contra cópia de conteúdo

Assine e descubra as notícias em primeira mão

O Tempo & Dinheiro tem o melhor custo benefício para você

AO VIVO: Acompanhe as principais notícias do dia na Record News

PRÓS E CONTRAS - 03/05/2023

JORNAL DA MANHÃ - 18/05/2023

VTV SBT - Ao vivo 24h