T&D – Tempo e Dinheiro

Procura

Entrar

Procura

Nova rodada de chuva pode levar alívio em áreas do Centro-Sul do Brasil na virada do mês

Compartilhe:

Com o período seco estabelecido no Brasil não há previsão de chuvas significativas nos próximos dias e de acordo com a atualização divulgada na manhã desta terça-feira (6) pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA) uma nova rodada de chuva deve levar alívio para algumas áreas do Centro-Sul do país só na segunda quinzena do mês.

Até lá, a tendência é que os dias sejam marcados por temperaturas amenas durante as madrugas, grande amplitude térmica e baixa umidade relativa do ar. As condições favorecem a queda da umidade e elevação da temperatura, o que pode deixar a região Central do país em estado de alerta para valores abaixo de 30%.

Entre os dias 6 e 14 de junho, são esperadas chuvas mais expressivas apenas no Nordeste do Brasil. Segundo o NOAA, são previstos volumes entre 40mm e 70mm no período. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitu alerta para acumulado de chuva válido para áreas de Aracaju e Maceió. “Chuva entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia. Risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de risco”, afirma a publicação.

“Uma grande massa de ar seco permanece sobre o Brasil e influencia todas as Regiões do país. Os estados do  Sul, do Sudeste e do Centro-Oeste e também o Tocantins e parte do interior do Nordeste estão com poucas nuvens por causa da presença deste ar seco. A baixa umidade do ar inibe a formação de nuvens”, complementa a previsão da Climatempo.

No período entre 14 e 22 de junho, o modelo norte-americano passa a indicar uma nova rodada de chuvas que pode levar certo alívio para áreas no Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e São Paulo, com precipitação prevista entre 25mm e 40mm no período.

Veja o mapa de previsão de precipitação estendida para todo Brasil: 

NOAA_060623
Fonte: NOAA 
Por:  Virgínia Alves;  Fonte: Notícias Agrícolas

Clique AQUI, entre no grupo do WhatsApp do Notícias Agrícolas e receba em primeira mão as principais notícias do agronegócio

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site protegido contra cópia de conteúdo

Assine e descubra as notícias em primeira mão

O Tempo & Dinheiro tem o melhor custo benefício para você

AO VIVO: Acompanhe as principais notícias do dia na Record News

PRÓS E CONTRAS - 03/05/2023

JORNAL DA MANHÃ - 18/05/2023

VTV SBT - Ao vivo 24h