Celso Ricardo, consultor de agronegócio e palestrante, anunciou que estará presente diariamente no canal Tempo e Dinheiro a partir desta segunda-feira. Ele trará informações sobre os cenários da cadeia produtiva de proteína animal, mais especificamente sobre a carne bovina e a pecuária de corte brasileira. Um dos temas que ele defende há muitos anos é a representatividade da pecuária de corte no Brasil.
Segundo Ricardo, os preços da arroba do boi causam espanto nos pecuaristas mês a mês, pois não há estabilidade e equilíbrio. Apesar dos investimentos em genética, melhoramento de pasto e tecnologia, na hora da comercialização dos animais, os cenários adversos e os preços abaixo do esperado acabam gerando prejuízos para o pecuarista brasileiro.
No entanto, Ricardo acredita que esse cenário pode mudar com uma maior representatividade da pecuária de corte brasileira. Com pessoas e grupos trabalhando em prol dos interesses do pecuarista brasileiro, é possível ter mais estabilidade e previsibilidade em relação à escala de abate, consumo e principalmente preço.
Ricardo questiona por que a pecuária de corte não tem representatividade, enquanto outros setores, como as indústrias do setor da carne, têm sua própria representatividade para tratar de assuntos específicos e de interesses do setor. Ele defende que o pecuarista brasileiro não deveria ter que viver sempre com indefinições e incertezas, principalmente com relação à escala de abate, consumo e preço.
Veja o comentário completo dos Bastidores da Pecuária com Celso Ricardo no vídeo abaixo: