Mauricio Bellinelo afirma que a decisão mais difícil para um agricultor é determinar o preço aceitável para sua produção, que deixe uma margem de lucro satisfatória. Depois disso, o agricultor pode recorrer ao mercado ou à sua corretora para fazer uma trava com opções e garantir o preço no seu bolso.
Atualmente, há cerca de cinquenta milhões de toneladas de soja armazenadas sem serem vendidas, o equivalente a mais do que a produção da Argentina. A expectativa é que o preço possa subir, mas também pode cair. Para evitar essa queda, é recomendável fazer a trava.
Bellinelo explica que a melhoria dos preços só ocorre quando a relação entre oferta e demanda muda. Quando há muita soja para vender e pouca gente interessada em comprar, o preço do ativo fica em baixa. Com cinquenta milhões de toneladas de soja armazenadas, é difícil ter preços mais altos.
O especialista recomenda que os agricultores parem de pensar no futuro incerto e se concentrem no presente, garantindo dinheiro no bolso. Afinal, os boletos não param de chegar e dinheiro bom é dinheiro no bolso do agricultor.
Veja o comentário completo do Maurício Bellinelo no Mercado de Commodities: