T&D – Tempo e Dinheiro

Procura

Entrar

Procura

PIB agropecuário cai 3% no 1º trimestre na comparação anual

Compartilhe:

O Produto Interno Bruto (PIB) do setor agropecuário brasileiro registrou uma queda de 3% no 1º trimestre de 2024 em relação ao mesmo período de 2023, informou nesta terça-feira (4/6) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O PIB total da economia do Brasil avançou 2,50% na mesma comparação.
A queda da agropecuária veio em abaixo da estimativa mediana de retração de 4,50% esperada por analistas de consultorias e instituições financeiras consultados pelo Valor.
Segundo o IBGE, apesar da contribuição positiva da pecuária, alguns produtos agrícolas, cujas safras são significativas no 1º trimestre, registraram queda na estimativa de produção anual e perda de produtividade devido aos problemas climáticos: soja (- 2,40%), milho (- 11,70%), fumo (- 9,60%), e mandioca (- 2,20%).
Para Rebeca Palis, coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, as exportações recuaram no trimestre e a agropecuária se sustentou “totalmente baseada na demanda interna”, o que também ajudou no resultado.
Em relação ao último trimestre de 2023, o PIB do agro subiu 11,30%%. A expectativa mediana era de uma alta de 8,80%. Já o PIB total da economia aumentou 0,80% na mesma comparação.
O IBGE também revisou o PIB do 4º trimestre de 2023, que caiu 0,10% em relação ao 3º trimestre, ante estabilidade divulgada anteriormente.
Em valores correntes, o PIB do agro totalizou R$ 192.2 bilhões no trimestre, enquanto o PIB geral do país ficou em R$ 2.7 trilhões.
O resultado do 1º trimestre não tem qualquer influência das enchentes no Rio Grande do Sul, que só começaram no fim de abril e se intensificaram no início de maio.

Valor

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site protegido contra cópia de conteúdo

Assine e descubra as notícias em primeira mão

O Tempo & Dinheiro tem o melhor custo benefício para você

AO VIVO: Acompanhe as principais notícias do dia na Record News

PRÓS E CONTRAS - 03/05/2023

JORNAL DA MANHÃ - 18/05/2023

VTV SBT - Ao vivo 24h