T&D – Tempo e Dinheiro

Procura

Entrar

Procura

Quais as vantagens de utilizar o Sistema Pontal na sua Fazenda? Foco nas Pastagens.

Compartilhe:

O sistema Pontal é um sistema de produção difundido no Mato Grosso que consiste em três pilares: a adoção da integração lavoura-pecuária, o manejo das pastagens para maior oferta de forragem durante o período seco do ano e a estação de monta invertida, que possibilita o nascimento de bezerros na seca.

A vantagem de ter o nascimento dos bezerros na seca é que, no caso do Pontal, há pasto de qualidade disponível, evitando a necessidade de suplementação. Além disso, na época das águas, o pasto também é de qualidade, pois recebe adubação e é bem manejado.

Os benefícios do sistema Pontal incluem a ciclagem de nutrientes e a capacidade de manter o solo coberto o ano inteiro, evitando erosão e degradação. A adubação aplicada na lavoura também é aproveitada pela pastagem, gerando um uso mais equilibrado dos nutrientes.

O desempenho animal também é beneficiado pelo sistema Pontal. Os animais não perdem peso e só tendem a crescer, pois saem do pasto da época da seca em boas condições e entram na época das águas em um pasto ainda melhor.

Na fazenda, as fêmeas nelores são inseminadas com 14 e 22 meses e já estão com o bezerro ao pé. As novilhas vão para o abate com 16 meses e são destinadas ao mercado gourmet, possibilitando uma maior agregação de valor à carne e potencializando os lucros.

Veja o comentário completo de Amarildo Francisquini Jr no quadro Foco nas Pastagens:

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site protegido contra cópia de conteúdo

Assine e descubra as notícias em primeira mão

O Tempo & Dinheiro tem o melhor custo benefício para você

AO VIVO: Acompanhe as principais notícias do dia na Record News

PRÓS E CONTRAS - 03/05/2023

JORNAL DA MANHÃ - 18/05/2023

VTV SBT - Ao vivo 24h