T&D – Tempo e Dinheiro

Procura

Entrar

Procura

Sem Chuvas em grande parte do País, El niño e seu efeito no Sul do Brasil

Compartilhe:

Durante o período de estiagem, grande parte do Brasil enfrenta a falta de chuvas. De acordo com o mapa do serviço de meteorologia dos Estados Unidos, modelo GFS acumulado de chuvas nos próximos quatro dias, grande parte do Brasil ficará sem chuva durante esses dias.

Climatologicamente falando, é comum que o centro-sudeste do Brasil, parte do sul e do nordeste fiquem sem chuva nesta época do ano. Algumas chuvas isoladas no Rio Grande do Sul devem acontecer no decorrer da semana, mas são chuvas mais fracas. A frente fria estava atuando no Rio Grande do Sul e enfraquece mais um pouco, ficando ali para o litoral de São Paulo e para o litoral do Rio de Janeiro, porém também com chuvas fracas.

No Espírito Santo, na região do café, as chuvas variam também de sete a dez, quinze milímetros em Águas Saras. Muitas áreas também devem ficar sem chuva. Alguma chuva muito pontual, isolada e mais fraca deve ocorrer na Zona da Mata Mineira e na região nordeste de Minas Gerais.

As chuvas na região Nordeste continuam em toda a parte leste do Nordeste e no extremo norte da região norte, entre Roraima, Norte do Amazonas e Noroeste e Norte do Pará e do Amapá. A chuva mais intensa deve ocorrer em Roraima com o volume de chuvas chegando a sessenta até cem milímetros na parte centro-norte do estado.

Já sobre o El Niño, que tem influência no clima no Brasil e outras partes do mundo, a média da temperatura no oceano pacífico já está 0.9 graus acima do normal. Quando a média da temperatura nessa região está 0.5 graus ou mais acima do normal, está estabelecido o fenômeno.

Veja o comentário completo de Francisco de Assis na íntegra:

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site protegido contra cópia de conteúdo

Assine e descubra as notícias em primeira mão

O Tempo & Dinheiro tem o melhor custo benefício para você

AO VIVO: Acompanhe as principais notícias do dia na Record News

PRÓS E CONTRAS - 03/05/2023

JORNAL DA MANHÃ - 18/05/2023

VTV SBT - Ao vivo 24h