T&D – Tempo e Dinheiro

Procura

Entrar

Procura

Semana terá noites muito frias e geadas no Sul do Brasil (Metsul)

Compartilhe:
Fonte: Metsul Meteorologia

A semana será típica de inverno no Sul do Brasil com muitos dias seguidos de frio intenso e formação de geada forte em alguns pontos

A semana será marcada por noites e madrugadas muito frias no Sul do Brasil. A geada será recorrente nas próximas manhãs com tendência de marcas abaixo de zero em parte do Rio Grande do Sul. Entre Santa Catarina e Paraná o potencial de geada será menor devido a umidade alta.

Nesta semana dois fenômenos meteorológicos serão determinantes no comportamento do tempo em grande parte do Sul do Brasil. Um sistema de alta pressão atmosférica no interior do continente e um centro de baixa pressão no oceano Atlântico entre Paraná e São Paulo. O primeiro será o responsável pelo frio invernal e o segundo pelo retorno da chuva forte.

Nesse sentido na primeira metade da semana tudo fica por conta do ar seco e frio que irá avança até o centro do país derrubando a temperatura por onde passa. O ápice do ar frio deverá ocorrer entre as manhãs de segunda e terça na região Sul.

No Rio Grande do Sul a expectativa é de temperatura negativa nas manhãs de segunda, terça e quarta, sobretudo, em cidades da Metade Sul. Municípios da Campanha, do Oeste e da Zona Sul poderão ter frio mais intenso com manhãs muito geladas. O vento calmo, associado ao ar seco e frio favorece a formação de geada. Nesse ínterim o interessante é que a geada poderá se formar cedo já no começo da madrugada devido ao perfil seco e muito frio da atmosfera.

Na segunda a temperatura poderá baixar de zero entre o Sul e o Oeste. Na terça o ar gelado toma conta do Estado com projeção de marcas perto de zero e até negativas em diversas regiões. Na quarta o frio mais forte  com marcas ao redor de zero tende a fica restrito ao Sul, campanha e Oeste.

Nesse ínterim a temperatura máxima também ficará baixa com previsão de sensação de frio também durante as tardes. As máximas amanhã e na terça não deverão passar muito de 12 a 14°C em grande parte das regiões. Na quarta em muitas áreas a tarde será fria ainda, contudo, em pontos do Centro e Oeste a temperatura poderá chegar a 16°C.

Por outro lado, entre Santa Catarina e Paraná a instabilidade estará presente primeiro pela passagem da frente fria; segundo pelo ciclone que irá se formar na quinta-feira. Portanto, apesar de fazer frio, a previsão é de as mínimas não baixarem tanto em razão do tempo mais úmido. Por outro lado,  as tardes serão frias pela interação entre o ar frio e a instabilidade.

Na segunda a temperatura grande parte do Sul e Oeste de Santa Catarina terão marcas entre 7 e 9°C. No Planalto Sul  Catarinense a mínima poderá oscilar ao redor de 4°C. No Paraná o ar polar ainda não leva impacto importante.

Na terça o ar frio se expande e alcança a Metade Sul do Paraná com frio mais amplo na região. Em grande parte de Santa Catarina a temperatura irá oscilar entre 6 e 8°C, com mínima perto de zero nos pontos de maior altitude. No Paraná o ar frio deixa a mínima entre 8 e 9°C no Sul e em parte do Oeste.

Na quarta o dia poderá começar com mínimas entre 7 e 9°C na maior parte de Santa Catarina e Paraná. Entre a quinta e a sexta com o retorno da chuva mais forte o frio das manhãs perde força na região.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site protegido contra cópia de conteúdo

Assine e descubra as notícias em primeira mão

O Tempo & Dinheiro tem o melhor custo benefício para você

AO VIVO: Acompanhe as principais notícias do dia na Record News

PRÓS E CONTRAS - 03/05/2023

JORNAL DA MANHÃ - 18/05/2023

VTV SBT - Ao vivo 24h