Temperaturas têm estado consistentemente acima do normal, atingindo até 43,5ºC nos últimos dias; falta de energia agrava o problema, deixando as pessoas sem água corrente, ventiladores ou ar-condicionado
(Valor) – Subiu para 170 o número de mortos nos dois Estados mais populosos da Índia nos últimos dias, devido a uma onda de calor intensa, informaram as autoridades do país. O fenômeno já causou mortes nos Estados de Uttar Pradesh e Bihar, segundo informou o canal de notícias Al Jaeera.
As temperaturas têm estado consistentemente acima do normal, atingindo até 43,5ºC nos últimos dias. O Departamento Meteorológico Indiano emitiu um alerta vermelho para calor extremo em alguns Estados, incluindo Uttar Pradesh e Bihar.
Apesar dos avisos, as autoridades só alertaram a população para o calor no domingo (18), quando o número de mortes começou a aumentar. O maior hospital no distrito de Ballia, em Uttar Pradesh, já não pode mais acomodar pacientes.
O necrotério está sobrecarregado após a morte de 54 pessoas devido ao calor. A falta de energia na região vem agravando o problema, deixando as pessoas sem água corrente, ventiladores ou ar-condicionado.
O hospital de Ballia está superlotado, com corredores sujos e quartos sem climatização. Pacientes graves estão sendo transferidos para hospitais em cidades maiores, como Varanasi, e recursos médicos estão sendo enviados para o hospital do distrito para lidar com a crise causada pelo calor.