Vlamir Brandalizze comentou sobre a qualidade das lavouras de soja e como o mercado americano está perdendo forças. O USDA reduziu um ponto na soja, de 59 para 58, quase nada, e já está dando sinais de que a safra é menor do que os 114,4 milhões de toneladas que apontou. Isso não assusta muito mais o mercado, que agora começa a olhar as condições brasileiras.
O mercado está em queda mesmo tendo vendas americanas fortes. A lógica seria que, com a queda da qualidade americana e a exportação nova, o mercado estaria em alta. No entanto, ele está dando sinal de que está esgotando o período altista. A parte técnica de furar os 14 e segurar esse suporte no novembro não conseguiu, e o suporte continua sendo 13,5. Agora, 14 está dando resistência novamente.
Isso não é um bom sinal e já é um sinal de que o mercado pode liquidar mais nos próximos dias. Os investidores vinham apostando na alta até a semana passada, mas agora começam a dar sinais de que vão começar a liquidar. O relatório do USDA trouxe praticamente todas as lavouras na fase de formação de vagem e já tem 5% em maturação. Isso é sinal de que a safra americana está terminando.
O relatório do governo do Canadá mostrou que a safra de soja e milho não tem grandes problemas por lá. A projeção para a safra de soja do Canadá é 6,7 milhões de toneladas, enquanto a safra passada foi 6,5 milhões. Isso também traz para o mercado que não há grandes quebras na safra do Canadá.
O mercado começa a se acomodar e quando começar a olhar para o Brasil, que vai plantar recorde de área, é mais um fator. O pessoal não gosta que se fale isso, mas é importante esclarecer que o mercado sobe pela escada e desce pelo elevador. Quando ele começa a ver muitos fatores de oferta maior e demanda mais calma, ele desce rápido e o produtor perde as oportunidades.
Veja o comentário do Analista Vlamir Brandalizze no Minuto da Soja completo no vídeo abaixo: