Um dos fatores que está fazendo os preços subirem é o bloqueio do trânsito de grãos na região de Odessa, a mais importante para a saída de grãos, com três portos importantes que foram bombardeados pelos russos. Isso prejudica os ucranianos e também bloqueia o corredor, atrapalhando até as exportações dos russos. Com o corredor fechado, o custo do frete seguro aumenta, encarecendo os produtos finais para o mercado.
Outro fator é a condição da safra americana, que melhorou, mas ainda é ruim. Esses dois fatores estão ajudando a impulsionar os preços.
Tecnicamente, quando o preço do contrato de novembro passar de quatorze dólares por bushel em Chicago, será uma excelente posição para pensar em fechamentos e posições para 2024. Haverá muita ordem de venda quando o preço passar de quatorze, quatorze e vinte ou quatorze e trinta dólares por bushel, pois há muitos vendedores perto de quatorze e meio. Talvez haja dificuldade em chegar lá, então acima de quatorze e pouco vai puxar todas as outras cotações para frente também.
Na faixa de quatorze dólares por bushel em Chicago é uma boa posição para 2024. E fora maio, pois em maio o prêmio é melhor e mais barato em julho do ano que vem.
Veja o Minuto da Soja completo com Vlamir Brandalizze: