Notícias da Soja com Vlamir Brandalizze
Panorama da Semana para o Mercado da Soja
A semana começa com um cenário mais calmo no mercado da soja. A proximidade do feriado na sexta-feira, tanto nos Estados Unidos (Chicago) quanto no Brasil, contribui para uma semana mais curta e de menor movimentação. Até a próxima terça-feira, não são esperadas grandes novidades, especialmente relacionadas ao cenário político externo, como a era Trump, que não deve influenciar os mercados neste momento.
Colheita da Soja no Brasil e na Argentina
A safra brasileira de soja está entrando na reta final, com mais de 90% da área já colhida. A colheita avança com bom ritmo também na Argentina. No entanto, o cenário permanece estável, sem grandes mudanças ou surpresas nas condições de campo. Esse avanço contribui para um momento de transição entre o encerramento da colheita e novas estratégias de comercialização.
Mercado e Exportações: Menor Demanda e Queda nos Prêmios
Após uma semana anterior de negociações intensas, o mercado de exportação dá sinais de desaceleração. A expectativa é de que os principais compradores, como a China, reduzam o ritmo de compras nesta semana. Com isso, os prêmios da soja nos portos brasileiros registraram queda nesta segunda-feira, atingindo os menores níveis dos últimos dois meses.
A menor pressão de compra resultou em prêmios mais baixos, refletindo um mercado mais contido. Ainda há possibilidade de novos negócios, mas o volume deve ser limitado, girando entre 300 a 400 mil toneladas por dia, no máximo.