Brandalizze comenta que apesar das turbulências que o ano está passando, a motivação do setor agrícola é grande. Há um indicativo de que a área continuará crescendo e o investimento do produtor está aumentando. O produtor está mais consciente de que a única maneira de sair da crise é produzindo melhor e com produtividades maiores. Para isso, ele está buscando tecnologias para conseguir colher mais e manter boas lucratividades.
Essa tendência não vai mudar em todas as regiões do Brasil. A área vai crescer em todas as regiões, pois o mundo precisa de comida. Hoje, há três fatores agindo na soja: demanda, escassez de óleo de palma na Ásia e aumento do óleo de soja. A demanda da Índia no mercado de óleos vegetais está pressionando o óleo, que está com escassez de óleo de palma na Ásia. Isso está dando fôlego para o óleo de soja, que caiu para mil e quinhentos dólares a tonelada e ajuda a própria soja.
A Índia está com escassez de alimentos e agora está correndo para manter uma importação de trezentas toneladas de óleo porque teme que o preço do óleo suba ainda mais. Esses fatores estão impulsionando o mercado de soja no Brasil e incentivando o investimento em tecnologia para aumentar a produtividade.
Veja o quadro Minuto da Soja completo com Vlamir Brandalizze no vídeo abaixo: