T&D – Tempo e Dinheiro

Procura

Entrar

Procura

SP deve ter gangorra de temperatura, que vai cair de 33ºC para 13ºC em três dias

Compartilhe:

(FOLHA) – Protetor solar, muita água e cuidado com a fumaça das queimadas nesta quarta-feira (23) e quinta-feira (24). Não saia de casa sem uma blusa e deixe o guarda-chuva fácil na sexta (25).

Da possibilidade de temperatura recorde para o mês de agosto à chegada de uma frente fria, os termômetros deverão oscilar bastante na cidade de São Paulo nos próximos dias —de 33ºC na quarta para 13ºC nno sábado (26).

Uma massa de ar quente e seco, que inibe a formação de nuvens, provocou uma onda de forte calor em boa parte do país —segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a temperatura poderá ficar até 5ºC acima da média para o período nesta semana em ao menos 12 estados, principalmente no Sudeste e no Centro Oeste.

Há chance de ser registrado o recorde de calor para agosto na cidade de São Paulo, ao menos desde 1943, quando o Inmet começou a fazer a estatística.

Conforme o instituto, que faz a medição nacional por meio de 750 estações meteorológicas, a maior máxima já registrada para o mês na capital paulista foi em 1952 e em 1955, com 33,1ºC —o CGE (do município) tem o registro de 34ºC em 30 de agosto de 2005.

Também há a chance de a cidade de São Paulo ter nesta quarta e quinta os dias mais quentes do ano, em pleno inverno —a maior temperatura registrada em 2023 foi em 16 de janeiro, no verão, com 32,5ºC.

Nesta terça (22), a máxima ficou em torno de 30ºC na capital. Foi o quarto dia do mês nesta faixa de temperatura.

Com média de 23,7°C, as máximas na capital paulista já haviam fechado o mês de julho 0,8ºC acima da média histórica para o mês, que é de 22,9°C.

PREPARE-SE PARA A MUDANÇA

No Paraná, em São Paulo, no Rio de Janeiro e no sudeste de Minas Gerais, as temperaturas começam a diminuir a partir da noite de quinta e deve chover na sexta-feira.

“Isso acontece devido ao avanço de uma frente fria que derrubará as temperaturas no Sul e em parte do Sudeste do país”, explica o Inmet.

Segundo o meteorologista Franco Villela, do instituto, a amplitude térmica deverá ser grande na quinta-feira. “O paulistano precisa se precaver, pois terá vento quente no início da tarde e vai sentir a sensação térmica diminuir no início da noite”, alerta.

Em Iguape, no litoral sul, próximo à divisa com o Paraná, entre quinta e sexta-feira as máximas deverão ter uma diferença de até 16ºC, caindo de 40º para 24º, de um dia para o outro.

A instabilidade vai prosseguir tanto no sábado (26) quanto no domingo (27), quando deve chover. “O fim de semana promete ser de tempo encoberto, com chuviscos e chuvas fracas ocasionais”, afirma Villela.

CUIDADO COM AS QUEIMADAS

A Defesa Civil Estadual emitiu um alerta na tarde desta terça-feira para o risco de incêndios no estado por causa do tempo seco.

“A previsão para esta quarta e quinta-feira é que em algumas regiões, principalmente no oeste e no noroeste, atinjam o nível máximo considerado de emergência. Por isso, importante atenção redobrada e alguns cuidados neste período, inclusive com incêndios florestais”, diz, o órgão estadual, em nota.

Em Presidente Prudente (a 558 km de São Paulo), o fogo em um galpão de armazenamento de reciclagens às margens da rodovia Assis Chateaubriand provocou a interdição total da estrada no início da tarde desta terça. A fumaça tomou conta das pistas nos dois sentidos.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site protegido contra cópia de conteúdo

Assine e descubra as notícias em primeira mão

O Tempo & Dinheiro tem o melhor custo benefício para você

AO VIVO: Acompanhe as principais notícias do dia na Record News

PRÓS E CONTRAS - 03/05/2023

JORNAL DA MANHÃ - 18/05/2023

VTV SBT - Ao vivo 24h