T&D – Tempo e Dinheiro

Procura

Entrar

Temperatura cai com frio típico de maio

Nesta sexta-feira, no Rio Grande do Sul, foram registradas temperaturas mínimas atípicas para o final de novembro, caracterizando um cenário de inverno em pleno outono. Em diversas cidades gaúchas, as mínimas ficaram consideravelmente abaixo do normal para esta época do ano, chegando a valores inferiores a 5ºC. A uma semana do início do verão meteorológico, que compreende o trimestre de dezembro a fevereiro, uma massa de ar seco e frio prevalece sobre o estado, contribuindo para um resfriamento noturno acentuado.

A queda abrupta de temperatura durante a noite é mais atribuível ao caráter seco da atmosfera, com céu aberto, do que à própria temperatura da massa de ar que cobre o território gaúcho neste momento. As estações meteorológicas registraram mínimas nesta madrugada de 4,0ºC em São José dos Ausentes, 4,9ºC em Cambará do Sul, 7,5ºC em Bom Jesus, 8,0ºC em Monte Alegre dos Campos, 8,5ºC em Canela, 8,9ºC em São Marcos, 9,2ºC em São Francisco de Paula e Vacaria, 9,3ºC em Gramado, 9,8ºC em Caxias do Sul e Farroupilha, e 9,9ºC em Soledade.

Estações do Instituto Nacional de Meteorologia registraram marcas de 11,9ºC em Quaraí, 13,1ºC no Chuí, 13,4ºC em Bagé e Camaquã, 13,5ºC em Livramento e 13,8ºC em Mostardas. Essas temperaturas são consideradas baixas para o final de novembro. Na Grande Porto Alegre, a temperatura chegou a 11,6ºC em Viamão. Porto Alegre registrou mínimas de 14,7ºC no Jardim Botânico e 13,6ºC em Belém Novo. No extremo Sul da cidade, em Lami, a estação da Secretaria da Agricultura marcou apenas 11,7ºC. A temperatura mínima oficial de Porto Alegre assemelha-se ao que seria esperado climatologicamente para o mês de maio.

Devido à previsão de outra noite com céu aberto, ar seco e frio, a tendência é que o sábado também apresente mínimas baixas para esta época do ano. Nos Aparados, espera-se novamente temperaturas abaixo dos 5ºC. Porto Alegre pode alcançar 13ºC no Jardim Botânico e 10ºC no extremo Sul da cidade, valores que também podem ser observados em alguns pontos da região metropolitana.

Fonte Metsul

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site protegido contra cópia de conteúdo

Assine e descubra as notícias em primeira mão

O Tempo & Dinheiro tem o melhor custo benefício para você

AO VIVO: Acompanhe as principais notícias do dia na Record News

PRÓS E CONTRAS - 03/05/2023

JORNAL DA MANHÃ - 18/05/2023

VTV SBT - Ao vivo 24h