De 18 a 22 de julho, a previsão do tempo indica chuvas no noroeste, norte da Amazônia, Amazonas, Roraima, norte do Pará e Amapá. As chuvas ocorrerão na forma de pancadas. Em outras áreas, como Rondônia e o centro-sul do Pará, o tempo estará seco. No extremo oeste do Acre, pode haver algumas chuvas rápidas.
No sul do país, algumas chuvas são esperadas no Paraná entre hoje e amanhã. São Paulo e Rio de Janeiro também terão alguma estabilidade entre hoje e amanhã. A partir da quarta-feira, a chuva deve avançar para o Espírito Santo e Bahia, mantendo-se provavelmente até sexta-feira.
Na metade leste da Bahia, principalmente no recôncavo baiano até o Espírito Santo, são esperadas chuvas. No Cerrado Goiano, Cerrado Mineiro e Café Paulista, pouca ou nenhuma chuva é esperada nos próximos dias.
No nordeste do país, são esperadas algumas chuvas isoladas na área verde e principalmente na área mais azul e branquinha, onde a chuva será mais constante. Pouca ou nenhuma chuva é esperada no Ceará, boa parte do Rio Grande do Norte e sertão da Paraíba.
Na parte leste da Bahia, na área do Sisal e Sealba, em cima da Chapada e principalmente no sul da Bahia, pegando recôncavo até a divisa com Espírito Santo e extremo nordeste de Minas Gerais, são esperadas chuvas. Na região de Vitória da Conquista e grande Salvador também são esperadas algumas chuvas.
No Piauí e entre São Luís e a divisa com o Pará também são esperadas algumas chuvas. Em outras áreas mencionadas no texto original, o tempo estará seco.
Veja a previsão do tempo completa com Ronaldo Coutinho no vídeo abaixo: