T&D – Tempo e Dinheiro

Procura

Entrar

Procura

Terremoto de magnitude 6,5 no oeste do Japão fere algumas pessoas e danifica edifícios

Compartilhe:

TÓQUIO (Reuters) – Um terremoto de magnitude 6,5 atingiu nesta sexta-feira a província de Ishikawa, no oeste do Japão, segundo as autoridades, enquanto a mídia informava que alguns prédios haviam desabado e pessoas ficaram feridas.

O secretário-chefe do Gabinete, Hirokazu Matsuno, disse em uma coletiva de imprensa de emergência que uma pessoa estava em parada cardíaca após o terremoto, mas não deu mais detalhes.

Não foram relatadas anormalidades na usina nuclear de Shika, localizada na área atingida pelo tremor, ou na usina de Kashiwazaki-Kariwa, na província vizinha de Niigata, acrescentou Matsuno.

As autoridades meteorológicas do Japão revisaram a magnitude do terremoto de 6,3 para 6,5 e advertiram contra tremores secundários, embora o terremoto não tenha provocado nenhum alerta de tsunami.

“Terremotos de grande magnitude podem ocorrer, especialmente nos próximos três dias”, disse um funcionário da agência meteorológica, acrescentando que tremores seguiram o grande terremoto.

Ele pediu aos moradores das áreas atingidas pelo terremoto que se mantenham atentos por cerca de uma semana no caso de novos eventos de intensidade sísmica 6 ou superior na escala japonesa, que vai até 7.

O governo criou um centro de resposta a terremotos chefiado pelo primeiro-ministro Fumio Kishida, disse Matsuno.

“O primeiro-ministro Kishida nos instruiu a fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para o socorro e o resgate”, acrescentou.

“Tomaremos todas as medidas necessárias, dependendo dos danos e do impacto do terremoto”, disse Matsuno em resposta a uma pergunta sobre se o terremoto afetaria os planos de Kishida de visitar a Coreia do Sul a partir de domingo.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site protegido contra cópia de conteúdo

Assine e descubra as notícias em primeira mão

O Tempo & Dinheiro tem o melhor custo benefício para você

AO VIVO: Acompanhe as principais notícias do dia na Record News

PRÓS E CONTRAS - 03/05/2023

JORNAL DA MANHÃ - 18/05/2023

VTV SBT - Ao vivo 24h