Número significativo de gado em diversas cidades da região já morreram
A recente queda acentuada de temperatura em Mato Grosso do Sul tem trazido consequências devastadoras para a pecuária. Desde a última segunda-feira (12), um número significativo de gado tem sucumbido ao frio em diversas regiões do estado. Um produtor rural, que optou por manter o anonimato, relatou que a situação não é isolada e afeta fazendas de norte a sul do estado.
“Estamos falando de um grande número de animais mortos, tanto gado magro quanto gordo. Estimamos que cerca de mil cabeças de gado morreram apenas em Campo Grande. Além disso, temos relatos de mais duas mil mortes na região do Pantanal e cerca de mil em Dourados. Alguns fazendeiros perderam até 100 cabeças de gado de uma só vez”, lamenta o produtor, que também sofreu perdas.
A situação tem se tornado um desafio para os pecuaristas. Imagens de bois mortos em uma propriedade rural de Miranda, a 212 quilômetros da capital, têm circulado nas redes sociais. O problema também é evidente em Campo Grande e Aquidauana, município na região pantaneira do estado.

O frio tem sido tão intenso que alguns fazendeiros têm recorrido a fogueiras para tentar aquecer os animais.

A previsão do tempo indica que as baixas temperaturas devem persistir em Mato Grosso do Sul durante o fim de semana, com mínimas entre 6°C e 12°C. Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a frente fria deve perder força, afastando o tempo chuvoso, mas o frio deve permanecer, especialmente na metade sul do estado. As temperaturas máximas devem começar a subir lentamente.