T&D – Tempo e Dinheiro

Procura

Entrar

Procura

Três novos navios são aprovados para acordo de grãos no Mar Negro após renovação da Rússia

Compartilhe:

LONDRES/NAÇÕES UNIDAS (Reuters) – Três novos navios foram autorizados nesta quinta-feira a participar de um acordo que permite a exportação segura de grãos da Ucrânia pelo Mar Negro, disse a Organização das Nações Unidas, com os preços globais do trigo caindo um dia após a Rússia concordar em estender o pacto por mais 60 dias.

A Rússia havia ameaçado abandonar o acordo do Mar Negro se uma lista de demandas para superar obstáculos às suas próprias exportações de grãos e fertilizantes não fosse atendida até 18 de maio. O Kremlin disse nesta quinta-feira que havia prorrogado o acordo porque alguns resultados de negociações lhe deram “certas esperanças”, mas que era necessário avançar mais.

As Nações Unidas e a Turquia intermediaram o acordo por 120 dias iniciais, em julho do ano passado, para ajudar a enfrentar uma crise alimentar global, agravada pela invasão da Ucrânia por Moscou, um dos maiores exportadores de grãos do mundo.

O acordo foi interrompido na quarta-feira após o último navio autorizado deixar um porto ucraniano.

Autoridades da Rússia, Ucrânia, Turquia e da ONU formam um Centro de Coordenação Conjunta (JCC) em Istambul, responsável pela implementação do pacto.

Eles autorizam e inspecionam navios. Nenhum novo navio havia sido autorizado desde 4 de maio, o que a Ucrânia atribuiu à Rússia.

O JCC autorizou três novas embarcações nesta quinta-feira a viajarem aos portos ucranianos de Odesa e Chornomorsk, disse o porta-voz adjunto da ONU, Farhan Haq. Um terceiro porto – Pivdennyi (Yuzhny) – também é coberto pelo acordo do Mar Negro.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site protegido contra cópia de conteúdo

Assine e descubra as notícias em primeira mão

O Tempo & Dinheiro tem o melhor custo benefício para você

AO VIVO: Acompanhe as principais notícias do dia na Record News

PRÓS E CONTRAS - 03/05/2023

JORNAL DA MANHÃ - 18/05/2023

VTV SBT - Ao vivo 24h