T&D – Tempo e Dinheiro

Procura

Entrar

Procura

Ucrânia diz que não há mais negociações planejadas sobre o acordo de grãos no Mar Negro nesta semana

Compartilhe:

KIEV (Reuters) – A Ucrânia não pode descartar que o acordo que permite a exportação segura de grãos ucranianos pelo Mar Negro terminará em 18 de maio, quando está previsto para expirar, e não há nenhuma conversa adicional planejada para esta semana, disse uma autoridade do Ministério das Relações Exteriores ucraniano nesta segunda-feira.

Olha Trofimtseva, embaixadora do Ministério das Relações Exteriores, disse em um briefing que a Ucrânia estava recebendo sinais conflitantes sobre o futuro do acordo, cuja extensão foi discutida em negociações na Turquia na semana passada.

Os portos ucranianos do Mar Negro foram bloqueados após a invasão da Rússia no ano passado, mas o acesso a três deles foi liberado em julho passado sob um acordo entre Moscou e Kiev mediado pelas Nações Unidas e a Turquia.

“A situação geral (depois das negociações) não mudou muito e recebemos informações bastante conflitantes sobre o acordo de grãos e a possibilidade de sua continuação”, disse ela.

Moscou ameaçou encerrar o acordo em 18 de maio, a menos que uma lista de demandas seja atendida para remover os obstáculos às exportações de grãos e fertilizantes da própria Rússia.

“Tal rescisão, a saída (da Rússia) da iniciativa de grãos é possível, mas para todos e principalmente para o lado russo, isso significará uma escalada da situação e complicará sua futura posição de negociação para si mesmos”, disse Trofimtseva.

Ela disse que a Ucrânia exportou 2,5 milhões de toneladas de produtos agrícolas em abril, apesar da desaceleração no uso do corredor de grãos.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site protegido contra cópia de conteúdo

Assine e descubra as notícias em primeira mão

O Tempo & Dinheiro tem o melhor custo benefício para você

AO VIVO: Acompanhe as principais notícias do dia na Record News

PRÓS E CONTRAS - 03/05/2023

JORNAL DA MANHÃ - 18/05/2023

VTV SBT - Ao vivo 24h