T&D – Tempo e Dinheiro

Procura

Entrar

Procura

Ucrânia diz que Rússia impede operação de porto no acordo de grãos do Mar Negro

Compartilhe:

KIEV (Reuters) – O porto ucraniano de Pivdennyi interrompeu as operações porque a Rússia não está permitindo a entrada de navios, excluindo o local de um acordo que permite exportações seguras de grãos no Mar Negro, disse uma autoridade ucraniana nesta terça-feira.

A Iniciativa de Grãos do Mar Negro, assinada pela Rússia e Ucrânia em julho do ano passado, e estendida na semana passada por dois meses, visa garantir a exportação segura de grãos e alimentos em tempos de guerra a partir de três portos ucranianos: Odesa, Chornomorsk e Pivdennyi.

As Nações Unidas, que junto com a Turquia intermediaram o acordo e sua extensão, expressaram preocupação na segunda-feira porque Pivdennyi, perto de Odesa, no Mar Negro, não recebeu nenhum navio desde 2 de maio conforme previsto no acordo.

“Formalmente, o porto de Pivdennyi está na iniciativa, mas na prática ele não está participando há um mês. Não há frota chegando”, disse o vice-ministro ucraniano de renovação, Yuriy Vaskov, à Reuters.

Pelo acordo, todos os navios com destino a portos ucranianos precisam ser inspecionados por uma equipe conjunta, incluindo inspetores russos. Os inspetores russos se recusam desde 29 de abril a inspecionar navios com destino a Pivdenniy, disse Vaskov.

Pivdennyi é o maior porto incluído na iniciativa em termos de capacidade de movimentação. Dados do Ministério de Restauração da Ucrânia mostram que o porto está armazenando cerca de 1,5 milhão de toneladas de alimentos para exportação futura para 10 países, com 26 navios programados para chegar e transportá-los.

Clique AQUI, entre no grupo do WhatsApp do Notícias Agrícolas e receba em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site protegido contra cópia de conteúdo

Assine e descubra as notícias em primeira mão

O Tempo & Dinheiro tem o melhor custo benefício para você

AO VIVO: Acompanhe as principais notícias do dia na Record News

PRÓS E CONTRAS - 03/05/2023

JORNAL DA MANHÃ - 18/05/2023

VTV SBT - Ao vivo 24h