A tecnologia Silo Self-Service, que permite que os animais se sirvam diretamente do silo, pode ser uma boa estratégia para reduzir custos operacionais e de mão de obra, além de diminuir a necessidade de investimentos em maquinários para fornecimento de volumoso aos animais. No entanto, como qualquer outra tecnologia, ela tem suas vantagens e desvantagens.
Antes de decidir se vale a pena adotar essa tecnologia, é importante considerar os benefícios e os possíveis empecilhos. As duas principais desvantagens desse sistema são o desperdício, que pode variar de vinte a quarenta por cento dependendo do sistema adotado, e a qualidade da silagem, que pode diminuir ou até estragar se ficar muito tempo aberta.
Por outro lado, as grandes vantagens desse sistema são a possibilidade de sequestrar vários animais durante o período seco do ano sem ter que fazer grandes investimentos em infraestrutura, compra de maquinários ou contratação de mão de obra. Esse é um sistema extremamente viável e, se bem conduzido, pode ser muito rentável para o pecuarista.
O uso dessa tecnologia já foi realizado com sucesso em dois clientes, um com pecuária de leite e outro com pecuária de corte. Em ambos os casos, os sistemas foram rentáveis e possibilitaram a compra de mais animais quando o preço era atrativo, enquanto a fazenda descansava seus pastos.
Veja o comentário completo do Foco Nas Pastagens com Amarildo Francisquini Jr: