T&D – Tempo e Dinheiro

Procura

Entrar

Procura

Washington fica em silêncio com prazo para aumentar teto da dívida perto do fim

Compartilhe:

WASHINGTON (Reuters) – A Casa Branca e republicanos do Congresso norteamericano que negociam elevar o teto da dívida federal de 31,4 bilhões de dólares ficaram em silêncio neste sábado, após reuniões na sexta-feira falharem, e o presidente Joe Biden disse no Japão que acredita que um calote pode ser evitado.

Uma reunião terminou no fim da sexta-feira sem nenhum lado citar progressos e com negociadores dizendo que não tinham certeza de quando novos encontros seriam realizados.

Faltam menos de duas semanas para 1º de junho, quando o Departamento do Tesouro alertou que o governo federal pode ficar incapaz de pagar todas suas dívidas. Isso geraria um calote que pode causar caos nos mercados financeiros e aumentar as taxas de juros.

“Eu ainda acredito que seremos capazes de evitar um calote e vamos conseguir fazer algo decente”, disse Biden a repórteres em Hiroshima, no Japão, onde participa de reunião dos líderes do G7.

Os republicanos estão pressionando por cortes de gastos em troca do aumento do limite de crédito auto-imposto do governo, uma medida que é exigida regularmente para cobrir os custos de gastos e cortes de impostos aprovados anteriormente por parlamentares.

Biden diz que oferta sobre teto da dívida é ‘inaceitável’ e vai conversar com McCarthy

HIROSHIMA, Japão/WASHINGTON (Reuters) – O presidente Joe Biden classificou como “inaceitáveis” neste domingo as últimas ofertas dos republicanos para elevar o teto da dívida do governo, mas disse que está disposto a cortar gastos e realizar ajustes fiscais de modo a alcançar um consenso.

Falando a jornalistas em Hiroshima, no Japão, após uma reunião dos líderes do G7, Biden insinuou que alguns republicanos no Congresso querem testemunhar um calote por parte dos EUA para que os resultados desastrosos impeçam Biden, que é democrata, de ser reeleito em 2024.

Faltam menos de duas semanas para o dia 1º de junho, data limite que o Tesouro alertou que o governo federal pode não conseguir pagar todas as suas dívidas. Isso desencadearia um calote que levaria caos nos mercados financeiros e aumentaria ainda mais as taxas de juros.

Biden disse que irá conversar com o principal congressista republicano Kevin McCarthy em seu voo de retorno aos EUA e espera que o presidente da Câmara dos Deputados esteja aguardando para negociar diretamente com Biden.

“Muito do que eles já propuseram é simplesmente, francamente, inaceitável”, disse Biden. “É hora de os republicanos aceitarem que não há acordo bipartidário a ser feito exclusivamente nos termos partidários deles. Eles também precisam se mexer.”

“Infelizmente, a Casa Branca retrocedeu”, disse McCarthy a repórteres no final do sábado.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site protegido contra cópia de conteúdo

Assine e descubra as notícias em primeira mão

O Tempo & Dinheiro tem o melhor custo benefício para você

AO VIVO: Acompanhe as principais notícias do dia na Record News

PRÓS E CONTRAS - 03/05/2023

JORNAL DA MANHÃ - 18/05/2023

VTV SBT - Ao vivo 24h