T&D – Tempo e Dinheiro

Procura

Entrar

Procura

Alerta vermelho decretado em Pequim devido ao tufão Doksuri

Compartilhe:

A China decretou alerta vermelho em uma ampla região no norte do país, incluindo a capital Pequim, devido às fortes chuvas e riscos de desastres naturais ocasionados pelo tufão Doksuri. A tempestade já atingiu com força o sudeste do país e caminha para outras regiões.

Nos subúrbios ocidentais de Pequim, carros foram arrastados e centenas de vias foram inundadas. Pelo menos duas pessoas morreram e centenas ficaram presas, apesar da retirada de dezenas de milhares de suas casas. As chuvas também afetaram a cidade vizinha de Tianjin e a província de Hebei.

Três dos cinco rios que compõem a bacia do rio Hai subiram para níveis perigosos e quase 55 mil pessoas foram retiradas de suas casas na cidade de Baoding. Doksuri foi uma das tempestades mais fortes a atingir a China em anos, causando inundações generalizadas na província de Fujian, no sul.

Na capital chinesa, o governo fechou parques, canais, lagos e diversos pontos turísticos para evitar desastres até o fim do alerta vermelho. A cidade mobilizou 203.230 profissionais de resgate e 3.031 pessoas foram deslocadas para outras regiões.

A precipitação média em Pequim atingiu 176,9 milímetros (mm) entre a noite de sábado (29) e a tarde de segunda-feira, com a precipitação máxima registrada em uma estação meteorológica em Mentougou atingindo 580,9 mm, segundo a mídia estatal. Esta é a primeira vez desde 2011 que um alerta deste tipo é decretado e as chuvas projetadas para esta noite podem superar o volume das registradas em 2012, quando fortes tempestades mataram 79 pessoas.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site protegido contra cópia de conteúdo

Assine e descubra as notícias em primeira mão

O Tempo & Dinheiro tem o melhor custo benefício para você

AO VIVO: Acompanhe as principais notícias do dia na Record News

PRÓS E CONTRAS - 03/05/2023

JORNAL DA MANHÃ - 18/05/2023

VTV SBT - Ao vivo 24h