T&D – Tempo e Dinheiro

Procura

Entrar

Procura

Argentina de Milei encerra taxação de 120% em cima de produtores do agro

Compartilhe:

O BCRA anunciou que não irá renovar a circular que impõe um mínimo na taxa de financiamento sobre o setor agro.

Banco Central da Argentina (BCRA), sob gestão do governo de Javier Milei, agraciou os produtores do agro nesta semana. Desse modo, o BCRA anunciou que não irá renovar a circular que impõe um mínimo na taxa de financiamento sobre o setor agro. A medida da gestão anterior, de Alberto Fernández, taxava o financiamento bancário dos produtores que mantinham um estoque de soja superior a 5% de sua produção. A regra, promulgada em setembro de 2022, expira no dia 30 deste mês. A taxação estabelecia piso equivalente a 120% da alíquota da política monetária na Argentina.

“Esta decisão constitui mais um passo no caminho traçado pelo BCRA com vista à normalização do funcionamento do sistema financeiro e à promoção do crédito interno ao sector privado produtivo”, escreve o BC em comunicado.

Ainda segundo o informe, a adaptação regulatória é mais do que um aceno isolado da Argentina de Milei ao agro. Na realidade, complementa outras medidas como a Comunicação A8043 de 13 de junho. Esta, por sua vez, flexibilizou os padrões de crédito para o conjunto de entidades que se qualificam como Grandes Empresas Exportadoras (GEE).

Na ocasião, foram eliminadas as restrições ao financiamento em moeda estrangeira, juntamente com outras ações mais flexíveis. A proposta de Milei é encorajar, e estimular, os diversos setores privados do país,fazendo com que a “torneira” do financiamento se fecha ao setor público, e acene ao setor privado.

“À medida que o BCRA avança na recuperação da estabilidade macroeconómica, as suas autoridades continuarão a avaliar opções para flexibilizar regulamentações distorcidas e discriminatórias. A fim de facilitar o redirecionamento do crédito bancário do sector público para o setor privado produtivo”, finaliza o BCRA.

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site protegido contra cópia de conteúdo

Assine e descubra as notícias em primeira mão

O Tempo & Dinheiro tem o melhor custo benefício para você

AO VIVO: Acompanhe as principais notícias do dia na Record News

PRÓS E CONTRAS - 03/05/2023

JORNAL DA MANHÃ - 18/05/2023

VTV SBT - Ao vivo 24h