T&D – Tempo e Dinheiro

Procura

Entrar

Procura

EDITORIAL – Decisões misteriosas

Compartilhe:

“Há mais mistérios entre o céu e a terra, do que possa imaginar nossa vã filosofia.”
William Shakespeare.

Talvez não tenham sido exatamente essas palavras, mas o sentido é esse, e realmente há mistérios demais, coisas inexplicáveis, algumas muito além da razão, e até da filosofia.
Esta semana, em uma decisão daquelas que se encaixam na expressão shakespeareana, um ministro da suprema corte (suprema?), concedeu, em canetada única, o perdão a todos os pecados(crimes) de figuras conhecidas da política brasileira.
Uma só canetada, também uma só caneta, foi capaz de tornar a citação shakespeareana em verdade absoluta.
Os mistérios insondáveis da decisão não tão inédita, estão muito além da razão e da filosofia, e certamente não foi escrita pela pena de um destro escritor, muito pelo contrário, de destro não tem nada.
O brasileiro comum, e até os não tão comuns, jamais compreenderão a que se devem tantas bênçãos a uns pouco privilegiados pecadores, e a rigores excessivos dessas mesmas canetas, a supostos criminosos, que supostamente tentaram um golpe de estado, armados e vestidos com a bandeira nacional.
A razão e a filosofia devem, se possível, andar de mãos dadas, mas nessas decisões proferidas e assinadas, a razão nos leva a caminhos que enlouquecerão à filosofia se as tentativas de explicações se aprofundarem.
Há determinadas consensos que surgiram naturalmente, de maneira instintiva, e são aceitos com naturalidade pela sociedade, mas quando decisões são tomadas completamente fora da jurisprudência, fora da realidade e do senso comum, procuram se explicações além da razão humana, e as justificativas parecem sobrenaturais.
O ser humano foi dotado de razão, é capaz de raciocinar, de perguntar, questionar, procurar caminhos e respostas a maioria das dúvidas existenciais, ou de outras naturezas, mas as decisões tomadas no Brasil podem ser explicadas talvez em outro planeta, por seres extraterrestres, que podem também estar surpresos com o que anda acontecendo no país.
Os mistérios são uma eterna fonte de curiosidade, mas alguns, como estas decisões assinadas no Brasil, continuarão sem explicações, desde agora, e até a eternidade.
Até a eternidade!
T&D

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site protegido contra cópia de conteúdo

Assine e descubra as notícias em primeira mão

O Tempo & Dinheiro tem o melhor custo benefício para você

AO VIVO: Acompanhe as principais notícias do dia na Record News

PRÓS E CONTRAS - 03/05/2023

JORNAL DA MANHÃ - 18/05/2023

VTV SBT - Ao vivo 24h