T&D – Tempo e Dinheiro

Procura

Entrar

Procura

IRGA – Safra gaúcha de arroz é suficiente para abastecer mercado

Compartilhe:

Apesar das chuvas que afetaram o Rio Grande do Sul neste mês, a safra de arroz deverá ficar em volume semelhante ao registrado na safra passada. A estimativa é de 7.149 milhões de toneladas, informou, nesta terça-feira (21/05), o Instituto Rio Grandense do Arroz (IRGA). Na safra anterior, o Estado, que responde por cerca de 70% da produção nacional do cereal, colheu 7.239 milhões de toneladas. Se confirmada a estimativa, a queda será de apenas 1,25%.
“Quando as enchentes ocorreram no Rio Grande do Sul, a safra de arroz já estava 84% colhida, restando 142.000 hectares a colher. Destes, 22.000 hectares foram perdidos e 18.000 ficaram parcialmente submersos. Entre os grãos estocados nos silos, houve comprometimento de 43.000 toneladas”, disse o Presidente do IRGA, Rodrigo Machado, em reunião extraordinária da Câmara Setorial do Arroz realizada pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (SEAPI) do RS.
A estimativa considera a produção já colhida até a ocorrência das chuvas, ou 6.44 milhões de toneladas, somada à produtividade média de 7.000 quilos por hectare para os 101.309 hectares restantes não atingidos pelas cheias.
“Mesmo considerando as perdas, temos uma safra praticamente idêntica à anterior, o que nos leva a inferir que não haverá desabastecimento de arroz”, indicou em nota, o Presidente do IRGA, Rodrigo Machado.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site protegido contra cópia de conteúdo

Assine e descubra as notícias em primeira mão

O Tempo & Dinheiro tem o melhor custo benefício para você

AO VIVO: Acompanhe as principais notícias do dia na Record News

PRÓS E CONTRAS - 03/05/2023

JORNAL DA MANHÃ - 18/05/2023

VTV SBT - Ao vivo 24h