T&D – Tempo e Dinheiro

publididade

Mandioca tem preços em alta por mais uma semana com baixa oferta, informa Fábio Felipe, do CEPEA.

Compartilhe:

Mercado da mandioca com Fábio Isaias Felipe

Altas registradas
Os preços da mandioca continuaram em alta por mais uma semana. A alta que o CEPEA apurou na semana passada foi de 1.7% e o grama de mandioca considerando todas as regiões acompanhadas teve uma média de R$1,17 por grama de amido, o equivalente a R$673,70 por tonelada de mandioca posta fecularia. Esse valor em termos reais superam 9.5% a média de igual período no ano passado.

Essa alta se deu em todas as regiões acompanhadas pelo CEPEA, porém, sendo mais expressiva no oeste de São Paulo na qual a elevação foi de 3% na semana. O fator principal é a baixa oferta, que se deu em função de certa retração dos produtores, seja por conta da rentabilidade que vem sido afetada pela produtividade e rendimento de amido ou por conta de expectativas altistas.

Demanda aquecida
Outro destaque é que a demanda pela matéria prima também tem ficado mais aquecida. Nas últimas semanas foi notada uma demanda maior por causa da indústria da farinha, o que acaba tendo um efeito sobre os valores. Mesmo com a baixa oferta, a indústria de fécula registrou um aumento de 6.4% no volume de esmagamento, que totalizou 51.2 mil toneladas. Importante destacar também que no acumulado anual de janeiro até semana passada esse volume de processamento já superou 2 milhões e 500 mil toneladas, que vale a 96% de toda mandioca que se processou no ano passado. Houve uma maior disponibilidade de matéria prima ao longo do ano, mas ainda insuficiente para manter a demanda industrial, esse hiato entre oferta e demanda tem dado sustentação aos preços em boa parte desse segundo semestre.
Seguimos atentos a novas informações!

Compartilhe:

publididade

Deixe um comentário

publididade

Site protegido contra cópia de conteúdo

AO VIVO: Acompanhe as principais notícias do dia na Record News

PRÓS E CONTRAS - 03/05/2023

JORNAL DA MANHÃ - 18/05/2023

VTV SBT - Ao vivo 24h