T&D – Tempo e Dinheiro

Procura

Entrar

Procura

Nokia e Solis se unem para apoiar agronegócios no Brasil

Compartilhe:

* Nova parceria visa promover inclusão digital pela expansão de redes privadas sem fio para agronegócios em comunidades rurais, antes sem acesso à internet móvel
* Redes privadas LTE conectam máquinas, pessoas e sensores de forma integrada e fornecem informações detalhadas aos gestores das fazendas, em tempo real
* Agricultura sustentável, habilitada por redes privadas sem fio, aumenta a produção de alimentos

27 de Junho, 2024

Espoo, Finlândia. – A Nokia firmou uma parceria com a Solis Tower Telecom do Brasil para oferecer soluções digitais flexíveis e competitivas para o setor agrícola, trazendo a tão necessária conectividade para agronegócios em áreas rurais do Brasil. A parceria trará a expansão de redes privadas sem fio que ajudarão a proporcionar ganhos em produtividade, eficiência e sustentabilidade e, em última análise, um aumento na produção de alimentos. Os agronegócios representam aproximadamente um quarto do PIB do Brasil.

A parceria também promoverá a inclusão digital e trará a tão necessária conectividade para muitas comunidades agrícolas em áreas rurais ou de plantação. Muitas partes rurais do Brasil ainda estão desconectadas e apenas 19% da terra disponível para uso agrícola no Brasil tem cobertura 4G ou 5G. A nova rede permitirá que os trabalhadores realizem tarefas cotidianas, como acesso a aplicativos bancários ou conexão com suas famílias. Além disso, também impulsionará a produtividade, permitindo comunicação instantânea entre trabalhadores e gestores.

A Nokia forneceu uma gama de soluções do seu portfólio líder do setor, Nokia AirScale, incluindo small cells, banda base, soluções de cabeça de rádio e estações rádio base Nokia Flexi Zone. A Nokia também forneceu suas soluções eficientes de gabinete de energia com soluções de resfriamento avançadas para uso externo. Quando aplicadas a tecnologias de Internet das Coisas (IoT) como soluções NB-IoT e LTE-M, uma série de máquinas, pessoas e sensores podem ser conectados de forma integrada, fornecendo informações detalhadas em tempo real que apoiam os agronegócios.

A Solis é uma provedora de NB-IoT e uma operadora MVNO dedicada aos agronegócios brasileiros, com capacidade de construir infraestrutura e atender às demandas de um país tão grande quanto o Brasil com a qualidade e confiabilidade que as novas operações agrícolas exigem.

A parceria já está trazendo vantagens para muitas fazendas no Brasil, incluindo a fazenda Vera Cruz do Xingu, no estado de Mato Grosso, Brasil.

Henrique Carneiro Gonçalves, diretor da fazenda Vera Cruz do Xingu, comentou: “A introdução de uma rede LTE privada transformou nossas operações. Agora podemos nos comunicar facilmente com todos na fazenda, resolvendo problemas e promovendo maiores sinergias e produtividade. Monitores IoT nos dão acesso instantâneo a informações sobre coisas como umidade, colheita ou consumo de combustível, ajudando-nos a ser mais eficientes, economizar dinheiro e obter melhores resultados. As possibilidades parecem infinitas.”

Felippe Antonelle, sócio-fundador da Solis: “Este importante projeto terá um impacto transformador nas comunidades agrícolas em todo o Brasil, dando-lhes acesso a comunicações críticas e acesso à internet. Isso impulsionará maiores eficiências e aumentos na produtividade. Estamos encantados em fazer parceria com a Nokia neste projeto e ansiosos para ver como se desenvolverá no futuro.”

Renato Bueno, diretor de vendas para Enterprise, Mobile Networks America Latina disse: “Trazer conectividade e digitalização para essas comunidades rurais é muito importante. Isso os ajudará a colaborar, comunicar e inovar mais facilmente, sendo mais produtivos e eficientes. Através da nossa tecnologia, podemos reduzir a lacuna digital e conectar os desconectados.”

Recursos e informações adicionais
Webpage: Sustainability
Webpage: Nokia AirScale Radio Access
Webpage: Nokia AirScale Baseband

Sobre a Nokia
Na Nokia, criamos tecnologia que ajuda o mundo a agir em conjunto.

Como líderes em inovação tecnológica B2B, somos pioneiros na conectividade do futuro, com redes responsivas, analíticas e eficientes, graças ao nosso trabalho em redes móveis, fixas e Nuvem. Adicionalmente, geramos valor com propriedade intelectual e pesquisa de longo prazo, lideradas pelos premiados Nokia Bell Labs.
Em todo o mundo, provedores de telecomunicações, empresas e parceiros confiam na Nokia para entregar redes seguras e confiáveis, trabalhando conosco para criar os serviços digitais e as aplicações do futuro.
Imprensa
Marcus Bernardo
[email protected]
LVBA Comunicação

Rogério Santana
[email protected]
LVBA Comunicação

Elisandra Escudero
[email protected]
LVBA Comunicação

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site protegido contra cópia de conteúdo

Assine e descubra as notícias em primeira mão

O Tempo & Dinheiro tem o melhor custo benefício para você

AO VIVO: Acompanhe as principais notícias do dia na Record News

PRÓS E CONTRAS - 03/05/2023

JORNAL DA MANHÃ - 18/05/2023

VTV SBT - Ao vivo 24h