T&D – Tempo e Dinheiro

Procura

Entrar

Procura

Piquete em sistema rotacionado. Qual tempo ideal de permanência dos animais?

Compartilhe:

Amarildo Francisquini Júnior responde à pergunta de João Martins, de Roraima, sobre quantos dias são ideais para que os animais permaneçam em um piquete no sistema rotacionado. Segundo Amarildo, os sistemas de piquete rotacionado variam entre 1 a 7 dias de ocupação, dependendo do sistema de produção e da propriedade.

Quando se decide utilizar 7 dias como o período máximo de ocupação, o sistema de pastejo pode ser comprometido. Por outro lado, isso pode compensar em termos de infraestrutura, pois os piquetes serão maiores e haverá menos divisões e cercas, resultando em um menor investimento financeiro.

No entanto, mesmo que a oferta de forragem seja calculada para 7 dias, os animais se alimentarão bem apenas nos primeiros dias, pois percorrerão toda a área e consumirão mais as pontas. Com o tempo, esse material vai se danificando e os animais podem consumir menos forragem do que deveriam nos últimos dias.

Se os animais permanecerem na mesma área com apenas um dia de ocupação, haverá um gasto maior com estrutura, bebedouros e cochos. No entanto, a eficiência do pastejo será muito maior, pois os animais consumirão totalmente a quantidade de alimento disponível sem fazer seleção e sem ocorrer perda por eficiência de pastejo.

O mais comprometedor é possibilitar uma degradação do pasto com o tempo. Principalmente na época do verão, as taxas de alongamento e perfilhamento são muito altas e, com isso, quanto mais dias os animais permanecerem no mesmo piquete, maior será a tendência de consumirem a rebrota do pasto e deixarem para trás o material mais danificado. Isso pode prejudicar a produtividade do pasto ao longo do tempo.

Veja o comentário completo de Amarildo Francisquini Jr em Foco Nas Pastagens:

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site protegido contra cópia de conteúdo

Assine e descubra as notícias em primeira mão

O Tempo & Dinheiro tem o melhor custo benefício para você

AO VIVO: Acompanhe as principais notícias do dia na Record News

PRÓS E CONTRAS - 03/05/2023

JORNAL DA MANHÃ - 18/05/2023

VTV SBT - Ao vivo 24h