T&D – Tempo e Dinheiro

Procura

Entrar

Procura

STF coloca em liberdade provisória mais 90 réus pelos atos golpistas de 8 de janeiro

Compartilhe:

(O GLOBO) – O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu nesta segunda-feira liberdade provisória com a substituição da prisão preventiva por medidas cautelares para 90 réus pelos atos  do dia 8 de janeiro: 37 mulheres e 53 homens.

Segundo informações da assessoria de imprensa do STF, na decisão Moraes considerou que o cenário que possibilitou a prisão preventiva destas pessoas mudou com o encerramento da fase de instrução processual dos 228 réus presos.

Foram ouvidas 719 testemunhas de acusação, 386 testemunhas de defesa e a realizados todos os interrogatórios, “evidenciando que não mais se justificava a prisão cautelar, seja para a garantia da ordem pública, seja para conveniência da instrução criminal”, diz o STF.

Na avaliação do ministro, não estava mais presente a possibilidade atual de reiteração do crime e passou a ser inexistente o risco de interferência na produção probatória.

Todas as pessoas colocadas em liberdade provisória foram denunciadas e respondem pelos crimes de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça, com emprego de substância inflamável, contra o patrimônio da União e com considerável prejuízo para a vítima, todos do Código Penal.

Os investigados já viraram réus nos julgamentos das denúncias que têm acontecido no plenário virtual. Eles responderão a processo em liberdade, com a condição de cumprirem outras medidas cautelares, como o uso de tornozeleira eletrônica e recolhimento domiciliar noturno.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site protegido contra cópia de conteúdo

Assine e descubra as notícias em primeira mão

O Tempo & Dinheiro tem o melhor custo benefício para você

AO VIVO: Acompanhe as principais notícias do dia na Record News

PRÓS E CONTRAS - 03/05/2023

JORNAL DA MANHÃ - 18/05/2023

VTV SBT - Ao vivo 24h