T&D – Tempo e Dinheiro

Procura

Entrar

Procura

Chuvas e Ventos Fortes no Sul e Possibilidade de Chuvas em São Paulo

Compartilhe:

Uma forte mudança nas condições do tempo está prevista para o Brasil com a chegada de um sistema frontal na região sul. O modelo de previsão do tempo GPS prevê chuvas acumuladas até a segunda-feira, dia 21 de agosto, com chuvas intensas que devem ocorrer no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com acumulados de até 80 milímetros na parte sul do Rio Grande do Sul.

O sistema frontal avançará e atingirá também a região sudeste, pegando Mato Grosso do Sul e trazendo chuvas de maneira mais geral. As pancadas de chuva devem ocorrer em grande parte da região sul do Brasil, incluindo Santa Catarina, Paraná e no centro-norte do Paraná, onde os volumes de chuva devem chegar a 70-80 milímetros.

Devido às altas temperaturas que estão ocorrendo na região sul e sudeste, há condições favoráveis para temporais com vendavais nas regiões, que devem acontecer entre amanhã e sábado no Paraná Clube, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Entre hoje e amanhã, temporários localizados devem ocorrer no Rio Grande do Sul, com possibilidade de queda de granizo em várias áreas do estado, bem como na parte oeste de Santa Catarina e no centro-oeste e sul do Vale do Paraná.

A chuva também chega em Minas Gerais para o final de semana, início da semana mais no domingo. As chuvas devem ocorrer mais no Triângulo Mineiro e no sul de Minas Gerais. Também há previsão de pancadas de chuvas isoladas em Mato Grosso. A chegada desse sistema frontal na parte centro-sudeste do Brasil ameniza a secura e traz chuvas para as regiões.

Na segunda-feira, a chuva também deve chegar ao norte de Mira e sudoeste da Bahia com algumas pancadas de chuvas isoladas na região. Também continua as chuvas na zona da mata mineira e no nordeste de Minas, bem como no Espírito Santo. No leste da região nordeste, as chuvas continuam fracas entre o leste da Bahia até o leste de Pernambuco. Os acumulados entre a Paraíba e Pernambuco devem chegar a 30 milímetros acumulados nos próximos dias.

Também há previsão de chuvas isoladas em grande parte do norte e noroeste do Amazonas e Roraima, bem como algumas chuvas muito pontuais fracas no Amapá e norte do Maranhão. Algumas chuvas isoladas também devem ocorrer na parte sul do Tocantins. Essas são chuvas pontuais que não devem ser muita coisa, mas pelo menos ajudam a amenizar um pouco a secura que está na região.

Veja o comentário completo do Clima & Agricultura com Francisco de Assis:

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site protegido contra cópia de conteúdo

Assine e descubra as notícias em primeira mão

O Tempo & Dinheiro tem o melhor custo benefício para você

AO VIVO: Acompanhe as principais notícias do dia na Record News

PRÓS E CONTRAS - 03/05/2023

JORNAL DA MANHÃ - 18/05/2023

VTV SBT - Ao vivo 24h