T&D – Tempo e Dinheiro

Procura

Entrar

Gripe aviária: Japão revoga suspensão de importação de produtos avícolas de Santa Catarina

(CNN BRASIL) – O Japão revogou a suspensão da importação de carne de frango catarinense na última quinta-feira (17), por não considerar aplicável o embargo. A notícia foi divulgada pelo governo de Santa Catarina em comunicado.

O país asiático havia suspendido em julho a importação de produtos avícolas de Santa Catarina após a confirmação de caso de gripe aviária em uma ave de produção de subsistência no Estado.

A suspensão ocorreu após o registro de um foco de influenza aviária de alta patogenicidade (IAPP) em uma galinha de produção de subsistência (fundo de quintal) no município de Maracajá, confirmado pelo Ministério no dia 15 de julho.

O Japão já havia embargado as importações de produtos avícolas do Espírito Santo por outro caso semelhante.

“Santa Catarina está livre da gripe aviária. Somos um estado referência em sanidade animal e essa questão pontual de foco da gripe aviária já é algo superado por nós, e também pelo Ministério da Agricultura”, afirmou o governador Jorginho Mello (PL-SC).

No ano passado, as exportações de frango, ovos e seus subprodutos para o país asiático renderam ao estado catarinense cerca de US$ 310,8 milhões, o equivalente a 14,75% da receita total das exportações desses produtos, segundo o governo catarinense.

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site protegido contra cópia de conteúdo

Assine e descubra as notícias em primeira mão

O Tempo & Dinheiro tem o melhor custo benefício para você

AO VIVO: Acompanhe as principais notícias do dia na Record News

PRÓS E CONTRAS - 03/05/2023

JORNAL DA MANHÃ - 18/05/2023

VTV SBT - Ao vivo 24h